quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Fibras: Qual a sua importância para a saúde?

                                                   Fibras

Com certeza você já ouviu falar  fibras , mas você sabe onde encontrá-las e qual a sua importância para a saúde?
As fibras são classificadas em solúveis e insolúveis em água, suas moléculas não são digeridas e nem tão pouco absorvidas pelo organismo, portanto não nos fornecem nutrientes nem calorias. Então você me pergunta, por que consumi-las?
É necessário consumi-las, pois sua função é justamente essa, a de agir como uma vassourinha, absorvendo excessos (açúcar, gordura) e varrendo para fora do corpo o que ele não necessita.
A presença de fibras nos alimentos ajudam a manter o corpo em equilíbrio, proporcionando melhor funcionamento do sistema gastrointestinal, agem favorecendo o transito intestinal prevenindo a constipação (prisão de ventre) e doenças relacionadas ao intestino. Auxiliam o controle de peso, retardando o esvaziamento gástrico, provocando maior sensação de saciedade, alem de ser um fator protetor, prevenindo doenças cardiovascularess ajudando a manter bons os níveis de colesterol, triglicérides e glicose.
Viu quantos benefícios? E o melhor é que podemos obtê-las em diversos alimentos, facilmente encontrados em feiras e mercados. Exemplos: Frutas, legumes, verduras, leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico, soja , oleaginosas  (castanhas e nozes), cereais integrais (granola, pães, arroz, farelo de trigo).
Embora tenha-se facilidade de encontrá-las, e terem um custo relativamente baixo, estudos indicam que a população brasileira não consome as quantidades recomendadas de 25 a 30 g/dia para um adulto saudável.
Todavia não podemos sair aumentando demasiadamente as quantidades de fibras através de Suplementos sem orientação de um profissional, pois o excesso pode causar alguns efeitos indesejáveis como desconforto abdominal e diminuição da absorção de alguns nutrientes igualmente importantes para saúde como o zinco e ferro.
Portanto uma alimentação balanceada é fundamental, com porções diárias de cereais integrais, legumes, verduras e frutas, como indicados na Pirâmide Alimentar Brasileira, podendo assim, obter as quantidades de fibras necessárias para o nosso dia dia, não esquecendo de aumentar o consumo de líquidos durante o dia para favorecer seus benefícios.



Referências Bibliográficas:
Frango G. Tabela de Composição Química dos Alimentos_ 9ª edição, Direitos Reservados Livraria Ateneu Editora, Rio de Janeiro. São Paulo 1992

Kruse HP, Kleessen B, Blaut M.Br j Nutr. 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário